quinta-feira, 14 de junho de 2012

ESBOÇO DO SERMÃO: ORAÇÕES ATRAVÉS DAS LÁGRIMAS


ORAÇÕES ATRAVÉS DAS LÁGRIMAS
Texto: Sl. 126.5 “Os que semeiam com lágrimas segarão com alegria”. A.R.C.
Introdução
Lágrimas: oração líquida, sem palavras, que escorrem do rosto, mas brotam no coração, muitas vezes ferido, machucado, outras vezes magoado ou irado.
Mas elas têm uma qualidade única e sublime, conseguem expressar a verdade que está dentro de nós e Deus sabe o que elas querem expressar e ouve os pedidos que fazem na sala do trono.
Talvez elas tenham o poder em ser ouvida muito mais que a nossas orações com lábios, pois as lágrimas partem diretamente do coração, em quanto que as orações faladas também partem do coração, mas passam pelo crivo da razão com seus porquês e para que, e muitas vezes queremos esconder ou escamotear algo de Deus, o que é impossível, pois todas as coisas estão claras diante d’Ele.
Por isso gosto de afirmar que as lágrimas são orações líquidas.
S.T.: Existem muitas formas de orações líquidas, registrada na Bíblia, com certezas nós já fizemos várias destas orações sem termos a consciência de que orávamos ao Senhor, mas com toda certeza ele ouvia e reagia a nossas orações liquidadas.
Preposições: Formas de orações através das lágrimas
Lágrimas de tristeza ou sofrimento: 2 Rs 20.3 “Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo”.
Lágrimas de alegria: Gn 33.4 “Então Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou; e eles choraram”.
Lágrimas de compaixão: Jo 11.35 “Jesus chorou”. 
Lágrimas de desespero: Et 4.3 “Em todas as províncias aonde chegava a ordem do rei, e o seu decreto, havia entre os judeus grande pranto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em saco e em cinza.” 
Lágrimas de esforço: Is 45.14 “Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, arfando e arquejando”.
Lágrimas de arrependimento: Jl 2.12-13 “Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.
Lágrimas que mudam nossa história ao comover o coração de Deus: 2 Rs 20.5 “Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor”.
Lágrimas da indignação: Sl 119:136 “Os meus olhos derramam rios de lágrimas, porque os homens não guardam a tua lei”. 
Lágrimas de desabafo: Sl 6:6 “Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito”. 
Conclusão
As nossas lágrimas fazem parte do período da semeadura, sabemos que para uma planta crescer a sua semente precisa ser regada, hoje as nossas lágrimas, que são derramadas, tem a finalidade regar a nossa abundante colheita do futuro.
Com Deus é assim nunca perdemos nada, muito menos nos dias de tristeza, choro ou solidão, as nossas tem um destino certo conforme o Sl 56.6 afirma que: “Lágrimas guardadas no odre de Deus Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro”?
Retenhamos firmemente em nossos corações esta confissão de fé!

Sermão baseado na nota explicativa da Bíblia de Estudo Plenitude, Pg. 606. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário